O QUE A HÉRNIA DE DISCO PODE CAUSAR?
Os sintomas mais comuns são dores localizadas dependendo das regiões afetadas pela lesão. Normalmente, percebida como uma dor aguda, que se inicia de forma súbita e que pode irradiar da coluna para outras partes do corpo, ao longo da distribuição inteira da raiz envolvida ou afetar somente uma parte dessa raiz.
Outros sintomas podem incluir: sensação de irradiação da dor para outros membros, como o braço, a mão ou a perna (dependendo da localização da hérnia de disco); formigamentos; alteração da sensibilidade; cãibras; redução de força, ausência de reflexos, travamento, etc.
COMO ALIVIAR A DOR DE HÉRNIA DE DISCO?
A principal dica é evitar o repouso, pois o risco de incapacidade e piora do quadro aumenta muito. É importante que a pessoa não seja afastada do trabalho e continue fazendo suas atividades de rotina normalmente, respeitando os limites da dor. Musculatura parada não trabalha, e a dor só tende a agravar.
O mais indicado mesmo é buscar orientação médica o quanto antes!
QUAL O MELHOR EXAME PARA DETECTAR HÉRNIA DE DISCO?
O diagnóstico pode ser feito clinicamente, com base no histórico clínico, exame físico e exames de imagem, levando em conta as características dos sintomas e o resultado do exame neurológico. Exames como Raio-X, tomografia e ressonância magnética ajudam a determinar o tamanho da lesão e em que exata região da coluna está localizada.
QUEM TEM HÉRNIA DE DISCO PODE FAZER CAMINHADA?
A hérnia de disco, patologia que pode surgir em qualquer região da coluna vertebral, apresenta diferentes fases, e é por isso que a forma de tratá-la vai ser proporcional às características identificadas. Há episódios de dores tão intensas que, certamente, impedem o paciente de realizar qualquer movimento.
Mas, de maneira geral, a atividade física pode beneficiar bastante no que diz respeito ao fortalecimento da musculatura de sustentação da coluna vertebral. Lembrando sempre que a orientação profissional é imprescindível!
QUAL A MANEIRA CORRETA DE DORMIR PARA QUEM TEM HÉRNIA DE DISCO?
Dormir com as costas totalmente apoiadas no colchão. Essa pode ser considerada uma das melhores posições. A medida proporciona uma distribuição adequada do peso do corpo, diminuindo os pontos de pressão e alinhando corretamente a cabeça, a coluna e o pescoço.
Para melhorar a posição, você pode colocar também um pequeno travesseiro sob os joelhos e em qualquer outra lacuna formada entre o corpo e o colchão, como na parte inferior das costas.
Comments