Redes sociais são facilitadores de conexões sociais entre pessoas, grupos ou organizações que compartilham dos mesmos valores ou interesses, interagindo entre si. Esse conceito foi ampliado com a Internet e a criação das mídias sociais.
Antes de representar tudo o que conhecemos hoje, redes sociais significava simplesmente um grupo de pessoas relacionadas entre si.
Pense nos grupos de amigos que você tem, sejam eles da faculdade, do trabalho ou mesmo sua família. Cada um desses grupos é uma rede social que você tem.
Parece pouco perto de como vemos as redes sociais atualmente, não é mesmo?
No entanto, essa premissa continua viva dentro das mídias que utilizamos atualmente.
Afinal, a principal função de uma rede social é conectar pessoas dentro do mundo virtual, seja para construir novas conexões sociais ou apenas manter já existentes.
É inegável o sucesso obtido pelas redes sociais que conhecemos, como Facebook e WhatsApp. Dificilmente conseguimos pensar nossas interações sociais sem a presença delas e isso mostra a força dessas plataformas, que tomam conta do mundo como conhecemos.
Para facilitar essa interação, elas podem assumir diferentes funções, desde entreter até ampliar as possibilidades profissionais.
Quando você cria um perfil no Instagram, por exemplo, pode desejar manter seu conteúdo apenas em modo privado.
Mas ao tornar públicas as suas postagens, seja com fotos ou vídeos, abre a possibilidade de ganhar seguidores, conquistar fãs e fazer amizades.
Isso gera compartilhamentos, curtidas e comentários, que são diferentes formas de interação clássicas desse tipo de plataforma.
Então, é correto dizer que as redes sociais, genericamente falando, servem para a interação social.
Mas também cabe destacar que cada uma delas tem suas características próprias, o que agrega funções específicas.
Os 4 tipos de redes sociais
Talvez seja novidade para você, mas não existe apenas um tipo de rede social.
Caso nunca tenha se dado conta disso, fique de olho em quatro diferentes formatos nos quais elas se apresentam.
Rede social de relacionamento
As redes de relacionamento são as mais utilizadas.
Têm como principal objetivo aproximar as pessoas e criar laços entre elas.
Quem pensou em Facebook novamente, acertou.
A plataforma é a maior do mundo em termos de usuários e, embora possa ser usada para diferentes necessidades, o foco continua sendo o relacionamento entre os usuários.
Serve para fazer novos amigos, reencontrar antigos, manter contato com familiares e colegas e, por que não, encontrar o amor.
Rede social de entretenimento
São as redes voltadas para divulgação de conteúdo, que podem gerar relacionamentos, mas cujo valor principal está nessa oferta.
O melhor exemplo desse tipo de rede é o YouTube.
É esse canal que muita gente corre para acessar quando tem intervalinho no trabalho e quer se distrair com algum vídeo engraçado, assistir ao clipe do artista favorito ou acompanhar dicas de YouTubers sobre os mais variados temas.
Rede social profissional
Hoje em dia, ficou muito mais fácil ampliar a visibilidade profissional por meio da internet, e existem redes sociais voltadas exclusivamente para isso.
É o caso do LinkedIn.
Com ele, os usuários podem disponibilizar currículos, publicar artigos e pesquisas em suas áreas de atuação ou até recrutar novos talentos para suas empresas.
Dá para encontrar vagas de emprego, se recolocar no mercado, fazer networking, conferir as novidades da sua área e muito mais.
Rede social de nicho
Também conhecida como rede social segmentada, geralmente, é voltada para públicos mais específicos.
Um exemplo que ilustra bem essa categoria é o TripAdvisor, plataforma digital criada para divulgação de conteúdo nas áreas de turismo e gastronomia.
Por meio dessa rede, os usuários podem conferir dicas de viagem e avaliar os mais diversos serviços ao mesmo tempo que trocam informações com outras pessoas.
Essas ferramentas são bastante úteis, sobretudo para as empresas, já que permitem um diálogo mais direto com os clientes e oferecem constantes feedbacks.
Espero que tenha gostado das dicas de hoje, e se você tem uma empresa, um escritório ou se você é um profissional da área da saúde e quer mais resultados nas redes sociais, quer melhorar a gestão do seu negócio, quer vender mais ou quer simplesmente aprender mais sobre Empreendedorismo, Gestão, Marketing Digital, Branding e Organização Pessoal, tanto aqui no meu blog quanto no meu instagram e no meu canal do YouTube eu posto todos os dias alguma dica bem bacana como essa que você acabou de ler.
Mas se você não encontrar o que deseja, pode me mandar uma mensagem clicando aqui que eu farei questão de produzir um texto e um vídeo bem bacana para te ajudar.
#giulianomartini #gestaoemsaude #gestaodenegocios #mentoriadenegocios #socialmedia #perfilestrategico #planejamentopessoal #mktdigital #business #midiassociais #redessociais #deisgnthinking #sn10
Comments