Perfil estratégico é um perfil voltado ao negócio e todo empreendedor precisa ter o seu bem alinhado com a sua proposta, seja vender um produto ou um serviço. E você pode montar a sua estratégia do seu perfil agora mesmo!!!
Defina as informações e se posicione como autoridade no seu nicho.
Seja clara nas suas informações, isso inclui foto de perfil, o @, nome descrição, uma bio resumida e objetiva com um link, os destaques e claro o conteúdo do seu feed.
Quando você define tudo isso de forma clara, deixando seu público saber o que você faz e o que oferece, acaba tendo mais conexão, interação e atraindo as pessoas certas!
Se posicione, mostre o que sabe e compartilhe através do seu conteúdo!
Desenvolva o pensamento estratégico na sua empresa e mude seu patamar profissional
O pensamento estratégico nas organizações é uma soft skill fundamental para conseguir resolver desafios de forma eficiente. Mas nem sempre fica claro como chegar a essa tal mentalidade estratégica, pois raras as vezes esse feedback vem com algum guia concreto sobre o que fazer com isso.
Então quais são as atitudes específicas que você pode ter para desenvolver o pensamento estratégico?
O primeiro passo é mudar sua mentalidade. Se você acredita que o pensamento estratégico nas organizações é apenas para grandes executivos, pense de novo. A mentalidade estratégica pode e deve acontecer em todos os níveis da organização; é um dos requisitos principais de todos os trabalhos, mas não está escrito.
Ignore a expectativa para que todos os funcionários pensem estrategicamente, e você pode perder uma promoção ou ter seu orçamento empresarial cortado porque a contribuição estratégica do seu departamento não é clara.
Para esclarecer de uma vez por todas como ter pensamento estratégico nas organizações, nós preparamos um guia com passos bem objetivos para você seguir. Acompanhe e mude de patamar na sua empresa!
4 passos para ter um pensamento estratégico
1. Saiba: Observe e procure padrões
Para ter pensamento estratégico nas organizações, você precisa de um entendimento sólido do contexto da indústria, tendências e de quem dirige o negócio. Veja alguns pontos que vão ajudar nessa tarefa.
Tenha os olhos abertos sempre
Faça um exercício contínuo para explorar e resumir as tendências internas do seu trabalho no dia a dia. Por exemplo, prestar atenção nos problemas que pioraram cada vez mais em sua organização e compreender os obstáculos em comum que seus colegas de trabalho enfrentam.
Converse com as pessoas
Seja proativo para se conectar com os colegas de trabalho na sua organização e na sua indústria para entender o que eles observam e percebem sobre o mercado. Depois disso, compartilhe suas informações com seus contatos.
Coloque-se no contexto geral
Analise o cenário geral, de forma a entender todo o contexto da organização e do mercado. Então, mude a perspectiva para o que a sua função pode acrescentar para esse contexto e tente definir o impacto da mesma no nível estratégico da empresa.
2. Pense: Faça as perguntas difíceis
Com um pensamento fresco sobre os padrões e problemas, você pode praticar usando o pensamento estratégico perguntando a si mesmo, “Como faço para ampliar o que eu considero?” Perguntas são a linguagem da estratégia.
Por exemplo:
Como era o seu sucesso no ano 1?
Como era no ano 3?
O que poderia impactar os resultados de forma negativa?
Quais são os primeiros sinais de sucesso/fracasso?
O que parceiros de negócios precisam entender para garantir seu sucesso?
Os resultados condizem com os objetivos principais da organização?
Fazendo essas perguntas primeiro, você pode engajar melhor os colegas de trabalho.
3. Fale: Transpareça que você sabe o que é o pensamento estratégico nas organizações
Pensadores estratégicos também sabem falar a linguagem estratégica. Eles priorizam e organizam seus pensamentos. Eles estruturam suas comunicações verbais e escritas de um jeito que ajuda a audiência a focar em sua mensagem principal.
Aqueles que são realmente habilidosos, levam pessoas para o processo de identificar problemas, moldando um entendimento comum e escolhas estratégicas. Se isso soar difícil, é porque realmente é. Mas existem maneiras que podem ajudar você a desenvolver essas habilidades:
Adicione mais estrutura na sua comunicação verbal e escrita. Una as informações, ordene logicamente seus pontos e seja breve.
Instrua sua audiência destacando os tópicos mais abrangentes sobre os quais você quer falar, então eles irão se preparar para engajar em um nível maior, não apenas detalhes táticos.
Tente dar a resposta primeiro, em vez de explicar demais até o ponto principal.
4. Aja: Tenha tempo para pensar e compreender os conflitos
Reserve espaço na sua agenda para pensar e analisar os problemas.
Aprenda a compreender as discussões e a desafiar, sem deixar que isso vá para o lado pessoal.
Para fazer isso, foque nos problemas, não nas pessoas, e use colegas neutros para desafiá-los em seu pensamento.
Para gerenciar a ambiguidade inevitável que aparece quando você faz mais perguntas, aprenda a deixar claro seu critério de decisão, permitindo encararar melhor as informações imperfeitas.
A tarefa de aprimorar o seu pensamento estratégico nas organizações pode ser desconfortável. A princípio, você pode sentir que está dando tiros no escuro. Sua visão estará desfocada enquanto você administra seus sentimentos inquietantes, que vêm com o desafio das suas próprias suposições.
Aos poucos, você começará a se sentir confortável com o conflito e a curiosidade. Após esse momento, você será capaz de contribuir em um nível maior, e ficará satisfeito por ter corrido esse risco.
Um dos principais fatores para desenvolver mais o pensamento estratégico nas organizações é saber trabalhar com KPIs.
Dessa forma, você consegue liberar o tempo que seria usado em tarefas mecânicas para pensar os problemas de forma mais estratégica. Assim, contribui de forma mais efetiva para o crescimento da empresa e dá um passo importante para o seu próprio crescimento profissional.
Espero que tenha gostado das dicas de hoje, e se você tem uma empresa, um escritório ou se você é um profissional da área da saúde e quer mais resultados nas redes sociais, quer melhorar a gestão do seu negócio, quer vender mais ou quer simplesmente aprender mais sobre Empreendedorismo, Gestão, Marketing Digital, Branding e Organização Pessoal, tanto aqui no meu blog quanto no meu instagram e no meu canal do YouTube eu posto todos os dias alguma dica bem bacana como essa que você acabou de ler.
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