O termo significa prática com as mãos: quiro (mãos) praxis (prática).
Trata-se de tirar ou amenizar as dores apenas com a utilização das mãos, sem o uso de medicamentos ou de agulhas.
A Quiropraxia surgiu nos Estados Unidos em 1895, criada pelo canadense Daniel David Palmer, um entusiasta da medicina alternativa. Sendo uma profissão secular, o método vem se desenvolvendo ao longo dos anos, é praticado em vários países e reconhecido pela Organização Mundial de Saúde.
Apesar de já ser uma profissão com mais de 120 anos de história, dentre as profissões da Área da Saúde, a Quiropraxia é uma das que tem crescimento mais constante.
Nos Estados Unidos, é uma das três maiores profissões do setor, junto com Medicina e Odontologia. A principal razão dessa expansão é o benefício para a saúde pública que ela representa por meio da efetividade do tratamento aplicado.
Nos EUA as pessoas tem o QUIROPRAXISTA da família, e procuram por ele antes mesmo de procurarem um médico!
O profissional da Quiropraxia possui formação especializada que lhe permite diagnosticar, prevenir e tratar por meio da mobilização e manipulação articular, restituindo a integridade dos sistemas neurológico, muscular e esquelético, proporcionando a todo o organismo encontrar o seu equilíbrio.
Reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a técnica pode ajudar a tratar problemas relacionados a articulações, músculos, ossos, tendões, ligamentos, ou seja, tudo o que diz respeito aos distúrbios biomecânicos do corpo humano.
Para que serve?
A quiropraxia pode ser usada tanto para tratar quanto para prevenir problemas relacionados ao desalinhamento da coluna vertebral, que podem ser ocasionados por diversos fatores: má postura, passar muito tempo sentado ou em pé e até estresse e ansiedade.
Problemas como dores no ciático, pelve, pescoço, lombar, costas, quadril, ombros, braço e qualquer outro ligado ao sistema neuro-músculo-esquelético podem ser tratados por um quiroprático.
Essa vertente da medicina alternativa busca tratar os distúrbios acima por meio de orientação de hábitos dos pacientes, reorganização da postura utilizando técnicas específicas e exercícios e, principalmente, realizar manobras precisas, que podem restaurar as articulações e colocar o corpo para funcionar em normalidade novamente.
No decorrer de nossas vidas, somos submetidos a stress físico, emocional, sobrecarga, peso, esforço repetitivo, alterações posturais, traumas, mudanças de vida diária, conflitos biopsicossociais e intoxicação medicamentosa ou alimentar, podendo ocasionar pequenos desvios e bloqueios das vértebras ou articulações desencadeando dor e limitações e impedindo o bom funcionamento de órgãos e sistemas.
Alguns problemas tratados pela Quiropraxia:
Cervicalgias;
Lombalgias;
Hérnias de disco lombares e cervicais;
Ciatalgias;
Desequilíbrios físicos, orgânicos e do sistema nervoso central oriundos de fatores externos (postura inadequada, excesso de esforço, esforços repetitivos, estresse, desequilíbrios emocionais, etc);
Remove qualquer compressão nos nervos espinhais;
Ajuda na recuperação da capacidade de transmissão dos impulsos nervosos do sistema nervoso central para tecidos e órgãos do corpo.
A Quiropraxia visa cuidar de todos esses problemas eliminando a dor e sem a necessidade de fazer uso de medicamentos.
A Quiropraxia vem se desenvolvendo cientificamente. Atualmente a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda a Quiropraxia como atendimento primário para os cuidados relacionados a coluna vertebral.
A Quiropraxia pode e deve ser utilizada em conjunto de outros tratamentos, como o RPG, Liberação Mio-Fascial, Crossfisio e Mesas de tração e/ou flexo-descompressão, apresentando excelentes resultados para portadores de dores na coluna.
Já sabe né! Tem dor, NÃO se auto-medique sem saber a causa das suas dores.
Não existe medicamento mágico, pomada, massagem, técnica revolucionária, exercício único! Esqueça isso!
Não existe receita de bolo, ou seja, cada paciente precisa de um tratamento específico para seu caso e por isso uma avaliação é fundamental!
Outra coisa, você pode até fazer um exame, mas não acredite em tudo que vai ler!
Leve este exame a um bom profissional que saiba ler e interpretar bem o laudo, mas faça PRINCIPALMENTE uma boa Avaliação Física utilizando testes Ortopédicos e Neurológicos com embasamento Científico! Só assim você vai tratar o que de fato te causa dor!
No passado as pessoas eram obrigadas a sofrer, pois estas patologias não tinham cura e nem TRATAMENTO. Mas as pesquisas e estudos avançaram e HOJE a Fisioterapia já está conseguindo ajudar a ELIMINAR as dores de Coluna.
Aqui na clinica (ONE FISIOTERAPIA), realizamos esse processo e estamos colhendo muitos DEPOIMENTOS de pacientes que estão ficando cada vez mais satisfeitos com os resultados.
Está sofrendo com dor?
Então, comece pelo início.
Primeiro você precisa de um profissional totalmente comprometido com a metodologia. É importante saber sua formação e suas qualificações.
Faça uma visita ao Instituto escolhido para ver como se sente, se gosta do ambiente.
Você precisa se sentir à vontade, pois a sessão do Tratamento tem a ver não só com o bem-estar físico, mas também mental.
Marque também um Tele-atendimento. É a melhor forma de ter um primeiro contato com a técnica e o Especialista que irá lhe atender e mostrar seus exames, contar um pouco da sua história, das suas queixas, dos tratamentos que já realizou e não obteve sucesso e tirar TODAS as suas dúvidas.
Que tal agendar um Tele atendimento GRATUITO e conhecer melhor nosso método?
תגובות