Toda estratégia de marketing digital eficiente tem por trás pesquisas sobre o público que deve ser atingido pelo conteúdo. Seja textual ou visual, elaborar esse conteúdo não é como dar “um tiro no escuro”, mas deve se pensar exatamente quem se procura atingir.
A criação de uma persona serve de grande ajuda para elaborar toda a estratégia da criação de conteúdo. Criar personas quer dizer pensar no perfil ou perfis – sim, pode ser mais de um – do seu cliente ideal, levando em consideração suas características físicas, demográficas, sociais, comportamentais, etc.
Diferenciando persona e público-alvo
É importante lembrar que os dois termos não significam a mesma coisa. O público alvo é um grupo de pessoas que consome seus produtos e serviços, formado com característica gerais como faixa etária, estado civil, renda mensal. Definições desse tipo focam em vários indivíduos: “jovens de 24-30 anos, gênero masculino, casados, renda entre R$2500 e R$3500, procuram plano de saúde familiar.”
Já a(s) persona(s) se trata de um consumidor ideal semi-imaginado, que ao mesmo tempo que não existe de fato, ele representa a pessoa com as características perfeitas que você deseja que consuma seus produtos. A ele também se aplica o termo buyer persona (persona consumidora, em inglês).
As definições que se parecem com a de uma buyer persona podem ser mais ou menos assim: “José tem 28 anos, é recém-casado e tem uma filha de 2 anos. É gerente de uma fábrica local e tem um salário de R$3.200. Mora com sua família mora no subúrbio, mas viajam ao menos uma vez por mês para praias da região, onde gostam de realizar caminhadas, trilhas e montanhismo. Procura um plano de saúde que atenda as necessidades de todos a um valor acessível”. Bem mais específico, não é?
Suas campanhas não estão performando bem?
Seu site está com baixo tráfego?
As vendas estão estagnadas?
Bom, esses são alguns, dentre as várias dores de cabeça que as empresas possuem quando estão investindo no digital. No entanto, muitas delas são causadas por erros de marketing que são bastante comuns e podem ser evitados, por isso, algumas dicas podem ser o suficiente para você parar de desperdiçar seu tempo e dinheiro.
HOJE eu vou te mostrar um erro GRAVE de marketing que as pessoas cometem SEM PERCEBER e com isso acabam gastando muito dinheiro, mas não conseguem alcançar os resultados que desejam.
Não saber quem é a sua persona
Você já deve ter visto que eu sempre falo da importância da persona para qualquer planejamento. Isso porque, por incrível que pareça, muitos profissionais de marketing e empreendedores de diferentes empresas não dão a importância necessária a eles.
Para conseguir ser mais assertivo, construa a sua persona com base em dados e informações que realmente existam. Faça um levantamento de quem são as pessoas que já compraram o seu produto/serviço e busque ter informações que possam ajudar na hora de construir os seus argumentos que vão ajudá-lo nas vendas, como:
Gênero;
Idade;
Profissão;
Como os seus produtos/serviços ajudam essas pessoas;
Quais foram os argumentos que a convenceram a comprar;
Hábitos;
Mídias em que estão presente;
Principais influenciadores.
Pare de adiar a construção da sua persona, pois ela será um dos pilares para criar soluções mais assertivas na sua empresa.
E se o seu negócio não tiver a persona bem definida?
Se essa for a sua dor, provavelmente o seu “sensor” deve ter te alertado da importância em ter a sua persona bem definida.
Empresas que ainda têm esse problema, geralmente não conseguem se comunicar muito bem com o público e os conteúdos produzidos não atingem os resultados esperados. Isso acaba refletindo em baixa conversão de leads, vendas estagnadas e engajamento pífio nas redes sociais.
Espero que tenha gostado das dicas de hoje, e se você tem uma empresa, um escritório ou se você é um profissional da área da saúde e quer mais resultados nas redes sociais, quer melhorar a gestão do seu negócio, quer vender mais ou quer simplesmente aprender mais sobre Empreendedorismo, Gestão, Marketing Digital, Branding e Organização Pessoal, tanto aqui no meu blog quanto no meu instagram e no meu canal do YouTube eu posto todos os dias alguma dica bem bacana como essa que você acabou de ler.
Mas se você não encontrar o que deseja, pode me mandar uma mensagem clicando aqui que eu farei questão de produzir um texto e um vídeo bem bacana para te ajudar.
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