Diariamente conversamos com pessoas, seja pessoalmente, nas redes sociais, via email, telefone ou simplesmente uma mensagem por Whatsapp.
E como já dito no post anterior, não podemos esquecer que sempre vendemos alguma coisa, seja um produto, serviço, consultoria e principalmente o nosso tempo, mas nunca sabemos quem pode ser e onde está o nosso cliente.
Veja esse exemplo:
Imagine um nutricionista andando pelo corredor de um supermercado e de repente uma pessoa pede sua ajuda para encontrar certo produto na prateleira.
Se esse Nutricionista tiver seu discurso de venda na ponta da língua, além de ajudar a pessoa a encontrar o produto desejado ele pode opinar e ainda sugerir algo mais nutritivo ou menos calórico e assim desenvolver uma conversa onde essa pessoa, que até então era desconhecida, pode se tornar seu paciente.
Por isso que temos que ter na ponta da língua o nosso pitch de vendas
Separei algumas dicas para te mostrar o que é e como fazer um pitch de vendas.
O que é e como fazer um bom pitch?
Pitch é, basicamente, um “discurso de venda”. A palavra em inglês dá nome àquelas apresentações em que o objetivo é conquistar o comprador – ou investidor – que assiste. Por exemplo, durante as rodadas de investimento de uma startup, os empreendedores “vendem seu peixe” para quem pode ajudar com capital.
Basicamente, é feito para convencer alguém sobre alguma coisa. Para ajudar, pode contar com uma apresentação digital – em softwares como PowerPoint ou Prezi -, mas isso é opcional.
Como sua duração é pequena – de 3 a 10 minutos, em média –, ele deve ser feito como uma apresentação inicial, simples e objetiva. Se tudo der certo, vai gerar curiosidade e interesse de quem assiste o bastante para que quem o apresentou consiga oportunidades de falar do assunto com mais clareza em outro momento.
Pitch X Elevator pitch
O “Elevator pitch” é uma modalidade de pitch ainda mais rápido, com cerca de dois minutos. A palavra “elevator” (elevador, em português) é uma referência ao fato de que de a apresentação é tão veloz, que poderia ser feita em um encontro no elevador.
Onde é utilizado
A técnica do pitch é utilizada por empreendedores que se apresentam a investidores. No entanto, ele também pode servir para um profissional ou estudante se apresentar, em algumas circunstâncias. É o que acontece nas Conferências Na Prática, onde os jovens têm alguns minutos para “vender seu próprio peixe” para os recrutadores presentes.
Além disso, o cinema também utiliza o pitch com frequência. A ideia é a mesma, de tentar convencer. Porém, em vez de ser sobre um empreendimento, é sobre um produto audiovisual, ou um roteiro.
Fato é: geralmente envolvem uma situação em que se há muito a ganhar – seja verba para fazer seu negócio progredir, uma vaga de emprego, um curso on-line, um serviço e até mesmo um produto. Por isso, é interessante saber fazer um bom pitch: curto, adequado e coerente.
Espero que tenha gostado das dicas de hoje, e se você tem uma empresa, um escritório ou se você é um profissional da área da saúde e quer mais resultados nas redes sociais, quer melhorar a gestão do seu negócio, quer vender mais ou quer simplesmente aprender mais sobre Empreendedorismo, Gestão, Marketing Digital, Branding e Organização Pessoal, tanto aqui no meu blog quanto no meu instagram e no meu canal do YouTube eu posto todos os dias alguma dica bem bacana como essa que você acabou de ler.
Mas se você não encontrar o que deseja, pode me mandar uma mensagem clicando aqui que eu farei questão de produzir um texto e um vídeo bem bacana para te ajudar.