Empresas que querem crescer e evitar erros de marketing digital precisam entender que elas devem ser cada vez mais data-driven.
Se o conceito é novo para você, não se preocupe. Data driven marketing nada mais é do que ser orientado por dados. Dessa forma, todas as ações tomadas serão baseadas em análises inteligentes e precisa de informações geradas pela empresa e/ou pelo mercado.
Empresas que ainda não usam os dados para planejar geralmente gastam muito para obter pouco retorno financeiro, não conseguem dar o passo seguinte rumo ao crescimento e acabam ficando para trás, em relação aos concorrentes.
Por isso, na hora de iniciar uma campanha, por exemplo, veja como as outras criadas se comportaram.
Qual foi o público mais alcançado, em qual região as pessoas mais se interessaram, eles estão clicando no conteúdo e convertendo?
Se for um e-mail que está indo ser disparado, você sabe me dizer qual dia da semana e a hora a taxa de abertura performa melhor?
Ter essas e outras informações serão imprescindíveis para criar seu data-driven marketing.
Mas como ser mais data driven?
Ser data driven significa ter uma base sólida para tomar decisões, ao invés de partir de suposições.
Essa base é formada por centenas de milhões de dados que podem ser coletados, tratados e interpretados para gerar insights valiosos nas empresas.
Logo, data driven é muito mais que uma buzzword: é o futuro dos negócios orientado a dados.
Para aplicar esse conceito na sua empresa, você precisa ser capaz de extrair e analisar informações de várias fontes, transformando esse material em conhecimento e riqueza.
Para você ter uma ideia, nós produzimos cerca de 2,5 quintilhões de bytes de dados diariamente, segundo um levantamento de 2017 da Domo.
Você sabe o que fazer com essa imensidão de informação?
Então, siga a leitura e descubra como transformar dados em conhecimento e inteligência comercial.
O que é data driven?
Data driven é um adjetivo que qualifica processos orientados por dados, ou seja, embasados na coleta e análise de informações. No mundo dos negócios, significa colocar os dados no centro da tomada de decisão e do planejamento estratégico, buscando fontes confiáveis ao invés de gerir a empresa por intuição.
O termo data driven pode ser traduzido para “orientado a dados” e tem origem no conceito de ciência de dados.
Basicamente, essa ciência multidisciplinar usa métodos científicos, processos e algoritmos para extrair conhecimento de dados estruturados e não estruturados.
A ideia é usar a análise computacional (analytics) de grandes volumes de dados (Big Data) para solucionar problemas e obter insights, valendo-se de tecnologias em inteligência artificial e machine learning.
Obviamente, estamos falando de um universo de dados digitais, que podem ser coletados, combinados e interpretados para gerar informações valiosas.
Assim, as empresas data driven são aquelas que planejam, executam e gerenciam com base em dados reais, utilizando soluções movidas por algoritmos para desenvolver sua inteligência corporativa.
Ao transformar dados em respostas para o sucesso do negócio, essas organizações saem na frente da concorrência e crescem muito mais rápido, alinhadas à transformação digital.
Segundo o relatório Insights-Driven Businesses Set The Pace For Global Growth, publicado em 2018 pela Forrester, as empresas data-driven crescem mais de 30% anualmente e devem faturar mais de US$ 1,8 trilhões até 2021.
No estudo, essas organizações são descritas como obcecadas pelo consumidor e capazes de criar vantagem competitiva a partir da tecnologia.
Em resumo, essa é a função do data driven nos negócios: usar o poder dos dados para tomar decisões assertivas e criar valor superior no mercado,
Por que vale a pena investir em uma solução de Data Driven?
As soluções data driven são softwares, ferramentas e métodos que viabilizam a coleta, armazenamento, processamento e interpretação dos dados brutos, para então transformá-los em informações valiosas.
Se você quer um bom motivo para investir nessas tecnologias, pense que as decisões tomadas a partir da análise de dados são muito superiores àquelas baseadas em experiência ou intuição.
Ou seja: sua gestão será absolutamente científica, baseada em informações confiáveis e sistemas analíticos poderosos.
Com as soluções em automação e inteligência artificial, as máquinas fazem o trabalho de análise enquanto os gestores se preocupam em criar estratégias.
Por mais sofisticados que sejam os relatórios, os dados não falam por si só, e dependem da inteligência humana para interpretar corretamente as informações e aplicar no negócio.
Logo, quanto mais ferramentas você tiver para disponibilizar dados de forma organizada e acessível, mais eficiente será o trabalho dos gestores e colaboradores.
Além disso, lembre-se das vantagens competitivas das empresas data driven:
Agilidade e eficiência na tomada de decisão
Previsões mais assertivas e fomento à inovação
Redução de custos com o compartilhamento de informação
Desenvolvimento de produtos e serviços superiores
Mais adaptabilidade e reações rápidas às mudanças
Capacidade de planejar o futuro e traçar estratégias certeiras.
Espero que tenha gostado das dicas de hoje, e se você tem uma empresa, um escritório ou se você é um profissional da área da saúde e quer mais resultados nas redes sociais, quer melhorar a gestão do seu negócio, quer vender mais ou quer simplesmente aprender mais sobre Empreendedorismo, Gestão, Marketing Digital, Branding e Organização Pessoal, tanto aqui no meu blog quanto no meu instagram e no meu canal do YouTube eu posto todos os dias alguma dica bem bacana como essa que você acabou de ler.
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