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ENTENDA O QUE É DATA DRIVEN E PORQUE É IMPORTANTE VOCÊ APLICAR NA SUA EMPRESA

Empresas que querem crescer e evitar erros de marketing digital precisam entender que elas devem ser cada vez mais data-driven.


Se o conceito é novo para você, não se preocupe. Data driven marketing nada mais é do que ser orientado por dados. Dessa forma, todas as ações tomadas serão baseadas em análises inteligentes e precisa de informações geradas pela empresa e/ou pelo mercado.

Empresas que ainda não usam os dados para planejar geralmente gastam muito para obter pouco retorno financeiro, não conseguem dar o passo seguinte rumo ao crescimento e acabam ficando para trás, em relação aos concorrentes.


Por isso, na hora de iniciar uma campanha, por exemplo, veja como as outras criadas se comportaram.

Qual foi o público mais alcançado, em qual região as pessoas mais se interessaram, eles estão clicando no conteúdo e convertendo?

Se for um e-mail que está indo ser disparado, você sabe me dizer qual dia da semana e a hora a taxa de abertura performa melhor?



Ter essas e outras informações serão imprescindíveis para criar seu data-driven marketing.

Mas como ser mais data driven?


Ser data driven significa ter uma base sólida para tomar decisões, ao invés de partir de suposições.

Essa base é formada por centenas de milhões de dados que podem ser coletados, tratados e interpretados para gerar insights valiosos nas empresas.


Logo, data driven é muito mais que uma buzzword: é o futuro dos negócios orientado a dados.

Para aplicar esse conceito na sua empresa, você precisa ser capaz de extrair e analisar informações de várias fontes, transformando esse material em conhecimento e riqueza.


Para você ter uma ideia, nós produzimos cerca de 2,5 quintilhões de bytes de dados diariamente, segundo um levantamento de 2017 da Domo.


Você sabe o que fazer com essa imensidão de informação?

Então, siga a leitura e descubra como transformar dados em conhecimento e inteligência comercial.


O que é data driven?

Data driven é um adjetivo que qualifica processos orientados por dados, ou seja, embasados na coleta e análise de informações. No mundo dos negócios, significa colocar os dados no centro da tomada de decisão e do planejamento estratégico, buscando fontes confiáveis ao invés de gerir a empresa por intuição.


O termo data driven pode ser traduzido para “orientado a dados” e tem origem no conceito de ciência de dados.

Basicamente, essa ciência multidisciplinar usa métodos científicos, processos e algoritmos para extrair conhecimento de dados estruturados e não estruturados.


A ideia é usar a análise computacional (analytics) de grandes volumes de dados (Big Data) para solucionar problemas e obter insights, valendo-se de tecnologias em inteligência artificial e machine learning.

Obviamente, estamos falando de um universo de dados digitais, que podem ser coletados, combinados e interpretados para gerar informações valiosas.

Assim, as empresas data driven são aquelas que planejam, executam e gerenciam com base em dados reais, utilizando soluções movidas por algoritmos para desenvolver sua inteligência corporativa.


Ao transformar dados em respostas para o sucesso do negócio, essas organizações saem na frente da concorrência e crescem muito mais rápido, alinhadas à transformação digital.

Segundo o relatório Insights-Driven Businesses Set The Pace For Global Growth, publicado em 2018 pela Forrester, as empresas data-driven crescem mais de 30% anualmente e devem faturar mais de US$ 1,8 trilhões até 2021.


No estudo, essas organizações são descritas como obcecadas pelo consumidor e capazes de criar vantagem competitiva a partir da tecnologia.

Em resumo, essa é a função do data driven nos negócios: usar o poder dos dados para tomar decisões assertivas e criar valor superior no mercado,

Por que vale a pena investir em uma solução de Data Driven?

As soluções data driven são softwares, ferramentas e métodos que viabilizam a coleta, armazenamento, processamento e interpretação dos dados brutos, para então transformá-los em informações valiosas.


Se você quer um bom motivo para investir nessas tecnologias, pense que as decisões tomadas a partir da análise de dados são muito superiores àquelas baseadas em experiência ou intuição.

Ou seja: sua gestão será absolutamente científica, baseada em informações confiáveis e sistemas analíticos poderosos.


Com as soluções em automação e inteligência artificial, as máquinas fazem o trabalho de análise enquanto os gestores se preocupam em criar estratégias.


Por mais sofisticados que sejam os relatórios, os dados não falam por si só, e dependem da inteligência humana para interpretar corretamente as informações e aplicar no negócio.

Logo, quanto mais ferramentas você tiver para disponibilizar dados de forma organizada e acessível, mais eficiente será o trabalho dos gestores e colaboradores.

Além disso, lembre-se das vantagens competitivas das empresas data driven:

  • Agilidade e eficiência na tomada de decisão

  • Previsões mais assertivas e fomento à inovação

  • Redução de custos com o compartilhamento de informação

  • Desenvolvimento de produtos e serviços superiores

  • Mais adaptabilidade e reações rápidas às mudanças

  • Capacidade de planejar o futuro e traçar estratégias certeiras.

Espero que tenha gostado das dicas de hoje, e se você tem uma empresa, um escritório ou se você é um profissional da área da saúde e quer mais resultados nas redes sociais, quer melhorar a gestão do seu negócio, quer vender mais ou quer simplesmente aprender mais sobre Empreendedorismo, Gestão, Marketing Digital, Branding e Organização Pessoal, tanto aqui no meu blog quanto no meu instagram e no meu canal do YouTube eu posto todos os dias alguma dica bem bacana como essa que você acabou de ler.


Mas se você não encontrar o que deseja, pode me mandar uma mensagem clicando aqui que eu farei questão de produzir um texto e um vídeo bem bacana para te ajudar.


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