O cuidado com a saúde sempre foi uma das grandes preocupações da vida humana.
Se antes, a escolha pelo profissional ou pela clínica era feita por meio de indicações de confiança, a internet chegou para transformar essa relação.
Hoje, quando o paciente quer esclarecer dúvidas, encontrar especialistas e agendar consultas, ele recorre à internet para buscar as informações que precisa.
Empoderado pela tecnologia digital e cada vez mais exigente e bem informado, o paciente deixa de assumir um papel passivo para assumir um papel ativo na busca e promoção de sua saúde.
Isso quer dizer que ele chega muito mais preparado para uma consulta, pronto para argumentar e participar das decisões no que diz respeito aos seus tratamentos.
Essa autonomia adquirida pelo paciente faz com que clínicas e consultórios tenham que repensar seu modelo de atendimento tradicional para se readequar às necessidades e exigências do paciente digital.
Antes de agendar qualquer tipo de procedimento, o paciente digital precisa construir uma relação de confiança com o profissional e com a instituição de saúde, já que ele busca sentir uma atenção única, especial e voltada às suas necessidades particulares.
Nesse cenário, o atendimento humanizado é uma das grandes prioridades do paciente digital. Como instituição de saúde, você precisa colocá-lo no centro de todo o processo, promovendo uma escuta ativa, respeitando seus valores individuais e tratando-o com empatia, atenção e dedicação.
Mas afinal, qual o perfil do paciente digital?
Em um estudo feito no Brasil, o perfil predominante do paciente digital é formado por mulheres de 25 a 34 anos, profissionalmente ativas e residentes em grandes cidades.
Mais tempo online, o paciente mudou!!
A pandemia nos levou á novos hábitos: aumento dos acessos à internet!
As medidas de isolamento social levaram as pessoas a passarem muito mais tempo dentro de suas casas.
Essa nova realidade se refletiu em um aumento expressivo de acessos à internet: para buscar informação, conversar com amigos e familiares, encontrar novas formas de lazer, trabalhar, dentre tantas outras finalidades.
Segundo uma pesquisa do Global Web Index divulgada em abril de 2020, quando grande parte do mundo já estava em isolamento social, 76% dos usuários de internet com idade entre 16 e 64 anos afirmaram que estavam passando mais tempo usando seus smartphones do que no período anterior ao isolamento.
Além do aumento no uso do dispositivo, os dados revelam que o comportamento digital das pessoas também está mudando drasticamente como resultado das imposições diante da pandemia.
Confira alguns dados importantes:
• 47% estão passando mais tempo nas redes sociais
• 46% estão passando mais tempo em aplicativos de mensagens instantâneas.
• 36% estão passando mais tempo em aplicativos para mobile.
• 14% estão ouvindo mais podcasts.
O aumento no tempo de uso das redes sociais é o grande destaque da pesquisa. Os dados sugerem ainda que todas as principais plataformas sociais aumentaram suas bases de usuários ativos nos primeiros três meses de 2020.
Essas estatísticas revelam a importância de sua instituição de saúde possuir uma boa presença e autoridade na internet, já que seu paciente está lá.
Aproveitar o crescimento dos acessos é uma estratégia fundamental para que você seja encontrado com mais facilidade e, a partir daí, comece a construir um relacionamento com seus possíveis pacientes.
Faz sentido?
Espero que tenha gostado das dicas de hoje, e se você tem uma empresa, um escritório ou se você é um profissional da área da saúde e quer mais resultados nas redes sociais, quer melhorar a gestão do seu negócio, quer vender mais ou quer simplesmente aprender mais sobre Empreendedorismo, Gestão, Marketing Digital, Branding e Organização Pessoal, tanto aqui no meu blog quanto no meu instagram e no meu canal do YouTube eu posto todos os dias alguma dica bem bacana como essa que você acabou de ler.
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