Produza conteúdo de extrema qualidade
A produção de conteúdo de qualidade é uma prática que deve fazer parte de qualquer estratégia de marketing, independente do momento.
Mas neste cenário pós-pandemia para o qual estamos caminhando, ela se torna uma ferramenta ainda mais importante para entregar valor ao paciente, ajudá-lo em um momento de incertezas e educá-lo acerca das ações preventivas.
Mais do que nunca, é hora de criar uma relação próxima e de confiança com seu público, mostrando sua autoridade em saúde e sua intenção em contribuir com o bem-estar geral, diante das atuais circunstâncias.
A produção de conteúdo pode - e deve - ser dividida entre os diferentes canais que você utiliza, mas em todos eles é preciso criar materiais verdadeiramente relevantes.
Confira algumas ideias:
• Redes sociais:
Publicações de conscientização, atualizações sobre a pandemia, orientações e dicas de como cuidar da saúde, novidades do seu consultório.
Capriche nos conteúdos, tanto visuais como textuais, já que as redes sociais apresentaram um aumento expressivo de acessos no último ano. No Instagram, vale a pena aproveitar todos os recursos, como o IGTV, os Reels e os stories.
• Blog:
O blog é o canal onde você tem a possibilidade de aprofundar seus conteúdos, trazendo muito mais detalhes sobre determinado assunto.
Aqui, a dica é priorizar a produção de artigos que girem em torno de explicações sobre procedimentos e tratamentos, dicas de prevenção, informações sobre doenças.
Ah, e não se esqueça de utilizar as técnicas de SEO na produção dos artigos.
• E-mail marketing:
Neste canal, vale apostar em temas similares aos que você aborda nas redes sociais e no blog, mas com uma linguagem mais clara e objetiva, que resulte em um texto curto.
Não se esqueça que o e-mail marketing é um importante canal de relacionamento e proximidade. Portanto, as mensagens devem ser personalizadas para cada paciente.
• Crie um relacionamento mais próximo com os pacientes
Mais do que nunca, os pacientes estão buscando segurança nas informações que consomem. Sendo assim, se a proximidade com seus pacientes era necessária antes, agora ela é crucial para fortalecer a relação de confiança.
Existem diversas maneiras de manter um relacionamento mais próximo com seus pacientes. Uma boa opção é criar uma rede de compartilhamento de mensagens - seja por email, SMS ou WhatsApp - com a finalidade de enviar informações confiáveis e comprovadas.
Outra ideia é possibilitar uma interação rápida e prática dos pacientes com os especialistas para que tirem dúvidas pontuais sobre o tratamento, sintomas, ou medicamentos.
Seja por meio da telemedicina, chat online ou outra ferramenta de comunicação, esse diálogo agrega muito valor e demonstra que seu corpo clínica está realmente disposto a oferecer um suporte adequado.
• Incentive ações online
A utilização de ferramentas e canais online só tende a aumentar.
Adaptar-se a essa nova realidade é uma necessidade urgente das instituições da saúde para atender às demandas do paciente, que já está habituado a resolver grande parte de seus problemas pela internet.
Por isso, procure incentivar os pacientes a iniciarem uma experiência digital.
A praticidade de realizar agendamentos online, o conforto e segurança de atendimentos por meio da telemedicina e a comunicação rápida e eficiente por meio de chats, por exemplo, serão fatores de encantamento que podem resultar na fidelização.
• Reforce suas medidas de segurança
Adotar as medidas de higiene e segurança em uma instituição de saúde parece nada mais do que a obrigação, certo?
Mesmo assim, é importante mostrar tudo o que você está fazendo para preservar a saúde e o bem-estar de seus pacientes.
Você pode divulgar posts em suas redes sociais com todos os detalhamentos das medidas que estão sendo adotadas e, se já voltou a realizar atendimentos presenciais, enviar informações, por e-mail ou Whatsapp, sobre todos os cuidados adotados e as orientações que o paciente deve cumprir.
• Mantenha as ações de resultados a longo prazo
No começo da pandemia, muitas instituições de saúde suspenderam ou cancelaram ações que trazem resultados a longo prazo.
Esse é um erro que pode comprometer o sucesso das suas estratégias lá na frente, afinal, você estava no caminho certo e, de repente, interrompeu todo o processo.
A produção de conteúdo com técnicas de SEO para os blogs são um grande exemplo de estratégias que trazem resultados a longo prazo.
O Google leva um tempo para reconhecer a autoridade, relevância e uma série de requisitos técnicos para seus conteúdos aparecem na primeira página.
E se o processo for interrompido, dificilmente você conseguirá atingir o resultado planejado.
Portanto, não deixe de realizar as ações de resultados a longo prazo.
Além disso, seu posicionamento em meio à crise certamente irá gerar um impacto positivo na sua imagem no médio e longo prazo. Não é hora de parar!
• Humanize a comunicação
Com tantas tecnologias e ferramentas digitais, pode parecer que o contato humano está se tornando mais raro, principalmente em tempos onde o distanciamento social é necessário.
Contudo, indo em direção contrária à essa ideia, inovações tecnológicas surgem justamente para humanizar cada vez mais o atendimento, característica muito valorizada pelo paciente.
Ele quer ter certeza de que você está próximo, ter uma comunicação de ser humano para ser humano - e não robotizada -, ver o rosto e ouvir a voz do médico com quem está falando.
Uma dica para isso é aproveitar um recurso que cresceu muito durante a pandemia: as lives. Elas são uma excelente maneira de se conectar com seus pacientes em tempo real e de maneira dinâmica, humana e muito mais próxima.
As transmissões ao vivo são ideais para abordar assuntos atuais, trazendo informações, orientações e recomendações importantes para seu público, com a autoridade e confiança que só um profissional de saúde pode proporcionar.
Ah, e não se esqueça de humanizar a comunicação em seus outros canais. Adotar uma linguagem humana, personalizada e próxima à realidade dos pacientes em postagens de redes sociais, artigos para blog e textos para email marketing também é uma estratégia importante para criar uma relação de confiança e proximidade.
Outra sugestão interessante é apostar na inteligência de dados para segmentar melhor sua comunicação. Com o apoio de um software de relacionamento com o cliente (CRM) focado na saúde, você cria mensagens customizadas para um perfil de público específico.
Por exemplo: um lembrete para a realização de exames que previnem o câncer de próstata para homens, acima de 50 anos, que fizeram o último check up há mais de um ano.
Conclusão
A pandemia trouxe muitas dúvidas e incertezas para nossas vidas, mas uma coisa é certa: nada voltará a ser exatamente como antes.
Acompanhar as mudanças e adaptar-se aos novos cenários e às novas necessidades do mundo e do paciente atual é um objetivo que sua instituição de saúde deve perseguir constantemente.
Com o crescimento acelerado e contínuo do online, o marketing digital vai atuar cada vez mais como um importante aliado para clínicas, hospitais e demais instituições de saúde atingirem os objetivos almejados, seja se tornar uma autoridade, aumentar o número de consultas, fidelizar pacientes, etc.
Espero que tenha gostado das dicas de hoje, e se você tem uma empresa, um escritório ou se você é um profissional da área da saúde e quer mais resultados nas redes sociais, quer melhorar a gestão do seu negócio, quer vender mais ou quer simplesmente aprender mais sobre Empreendedorismo, Gestão, Marketing Digital, Branding e Organização Pessoal, tanto aqui no meu blog quanto no meu instagram e no meu canal do YouTube eu posto todos os dias alguma dica bem bacana como essa que você acabou de ler.
Mas se você não encontrar o que deseja, pode me mandar uma mensagem clicando aqui que eu farei questão de produzir um texto e um vídeo bem bacana para te ajudar.
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