Sabemos que todas as redes sociais possuem seus algoritmos e como eles podem ser traiçoeiros para empresas. Nesse cenário, os anúncios ganham muita força e são uma das principais maneiras de contornar os algoritmos e conseguir atingir mais pessoas.
Hoje em dia a pergunta não é mais sobre se você deve investir em redes sociais, mas como fazer para gerar bons resultados com elas.
Não é mais nenhuma novidade que o digital se tornou uma parte fundamental das campanhas de marketing de empresas de todos os tamanhos, mas muita gente ainda não sabe muito bem como fazer anúncios em redes sociais.
Mas se você ainda tem dúvidas sobre o poder das redes sociais, vale mostrar aqui algumas informações para contextualizar.
Nos Estados Unidos os gastos com propaganda na Internet ultrapassaram os gastos com publicidade nos jornais e TV desde 2016.
Também não é nenhuma surpresa que o Facebook hoje, é uma das maiores empresas de publicidade digital, o que prova que mídias sociais estão no centro do mundo dos anúncios digitais. Na verdade, o Facebook bate todos os recordes quanto exibe os valores investidos em anúncios, capturando 35,4% do total de gastos com propaganda de display nos EUA – um valor que chega a quase US $ 12 bilhões.
Em relação a resultados, mais de 95% dos gerentes de mídias sociais dizem que o Facebook oferece o melhor retorno, seguido do Instagram e Twitter.
Porém, antes de começar a criar campanhas em redes sociais, você precisa ter um plano que considere os objetivos do seu negócio. Iniciar uma campanha sem uma estratégia é como vagar através de uma floresta sem um mapa – você vai se perder. O que você espera alcançar através das mídias sociais? Quem é seu público alvo? Em quais redes sociais a sua audiência está e como ela as utiliza? Que mensagem você deseja passar para o seu público?
Seguem algumas dicas para quem está começando a usar as mídias sociais como ferramenta de propaganda.
1. Use as mídias sociais de maneira gratuita para testar seus anúncios pagos
Você provavelmente já está postando conteúdo no Twitter, Facebook e Instagram com frequência – e talvez LinkedIn e Snapchat, também. Alguns desses posts geram mais engajamento que outros, certo? Acompanhe quais estão sendo mais clicados, curtidos, compartilhados e comentados. Esses posts com melhor desempenho vão te dar bons insights do que funciona bem para o seu negócio na hora de fazer seus anúncios.
2. Segmente bem os seus anúncios
Uma das características que tornam os anúncios em mídias sociais tão eficientes, são os recursos de segmentação. Você pode direcionar seus anúncios para audiências muito bem definidas segmentando por interesse, comportamentos, gostos, geolocalização, entre outros.
No LinkedIn, por exemplo, você pode fazer uma campanha direcionada para CEOs de empresas de tecnologia. No Facebook você pode fazer uma campanha para fãs de Game of Thrones. Se você tem um negócio local pode fazer uma campanha que seja veiculada num raio de poucos quilômetros do seu negócio. As possibilidades são infinitas, portanto preste muita atenção a segmentação para suas campanhas obterem bons resultados.
3. Alterne anúncios com frequência
A repetição é uma maneira eficaz de estabelecer uma mensagem usando uma comunicação unidirecional. Mas em canais de publicidade digitais, onde o engajamento é fundamental e os anúncios aparecem diretamente nos feeds dos usuários, conteúdo original é o nome do jogo. Mensagens excessivamente repetitivas podem causar mais perdas do que ganhos para o seu negócio. Minha dica é que você alterne com frequência os seus anúncios, a cada três ou cinco dias dependendo da sua estratégia.
4. Teste o texto e as imagens dos seus anúncios com pequenos grupos
Uma das grandes virtudes das mídias sociais é o feedback instantâneo. Você pode avaliar a eficácia de um post patrocinado rapidamente acompanhando relatórios de análise. Minha dica é testar vários anúncios com pequenos grupos para determinar o que funciona melhor e, em seguida, usar o anúncio vencedor na campanha principal.
5. Entenda como os anúncios são vendidos em redes sociais diferentes
Tenha em mente que manter seu orçamento de publicidade sob controle significa pensar se você está criando uma campanha de publicidade com base em impressões ou engajamento. Se você está pagando toda vez que alguém vê seu anúncio (impressões), sua mensagem pode atingir um grande público. Mas se você está pagando para engajar, você vai querer aparecer somente para as pessoas que são realmente interessadas em fazer negócio com você.
6. Crie anúncios pensando em dispositivos móveis
Mais de 80% dos usuários de mídias sociais estão acessando as redes através de seus celulares. Isso significa que a maioria dos anúncios em mídias sociais também estão sendo visualizados celulares. Seus anúncios devem ser projetados para a tela pequena, incorporando imagens que são fáceis de visualizar. Você também pode tirar proveito da “geolocalização” para anunciar somente para pessoas que estão em um lugar específico, por exemplo, se você tem uma loja de bairro seus anúncios só serão visualizados pelas pessoas que estão por perto, com chances de ir até lá.
Experimente essas dicas e depois me diga se conseguiu melhores resultados das suas campanhas.
Mas não pare por aí, para ter bons resultados é importante entender exatamente como são os anúncios em cada uma das redes sociais mais populares.
Agora eu vou te mostrar como funcionam cada uma delas.
Facebook Ads
Cada vez mais vemos o alcance orgânico do Facebook caindo e levando as marcas com ele. E com isso, temos uma popularização do Facebook Ads.
Ele amplia as oportunidades das páginas empresariais na rede social, pois possibilita funções avançadas de mensuração e segmentação dos anúncios.
Além disso, é possível investir de acordo com seu orçamento, já que o investimento mínimo de publicação é 15 reais, o que pode permitir um alcance extremamente relevante para a sua estratégia.
Instagram Ads
Totalmente integrado com o Facebook, o Instagram Ads também te ajuda contra o algoritmo do Instagram.
Sua complementaridade com o Facebook permite um crossover de anúncios. Assim, anúncios do Facebook aparecem também no Instagram.
Mas, assim como em qualquer outra mídia ou rede social, é importante prezar pela qualidade e coerência do que está sendo investido. Lembrando-se sempre do retorno sobre investimento.
LinkedIn Ads
Mesmo que pouco utilizado no Brasil, o LinkedIn Ads pode ser muito vantajoso para marcas que se aventurarem por ele. Ele não foge muito do que é apresentado pelos anúncios de outras mídias sociais.
Eles podem aparecer de formas diferentes em seu feed. Podendo estar entre as publicações normais com uma tag de patrocinado, no topo da página ou nas laterais.
Quando o assunto é conversão e aquisição de leads qualificados, monetizar essa rede social é uma grande vantagem, afinal os tomadores de decisão das empresas estão em peso nessa rede.
Youtube Ads
Eu sei que você provavelmente odeia quando aparece uma propaganda ao assistir um vídeo, mas quando bem-feitos eles podem ser efetivos. E, vamos falar a verdade: se não gerassem resultados, os anúncios em vídeo no YouTube nem existiriam mais.
Além disso, existem diversos tipos de anúncios dentro do Youtube que não prejudicam a experiência do usuário e são ótimos para aumentar a visibilidade da sua marca.
Twitter Ads
Outro bem explorado aqui em terras brasileiras é o Twitter Ads. Ele apresenta diversas funcionalidades que podem ajudar o perfil da sua empresa a garantir mais seguidores e visibilidade.
Os mais comuns são os tweets patrocinados que aparecem em meio a nossos feeds e os trending topics promovidos que chama a atenção para alguma campanha ou evento específico.
Como o tempo de vida de um tweet é extremamente pequeno, investir em anúncios nessa rede é uma forma de garantir uma maior durabilidade para o seu conteúdo.
Espero que tenha gostado das dicas de hoje, e se você tem uma empresa, um escritório ou se você é um profissional da área da saúde e quer mais resultados nas redes sociais, quer melhorar a gestão do seu negócio, quer vender mais ou quer simplesmente aprender mais sobre Empreendedorismo, Gestão, Marketing Digital, Branding e Organização Pessoal, tanto aqui no meu blog quanto no meu instagram e no meu canal do YouTube eu posto todos os dias alguma dica bem bacana como essa que você acabou de ler.
Mas se você não encontrar o que deseja, pode me mandar uma mensagem clicando aqui que eu farei questão de produzir um texto e um vídeo bem bacana para te ajudar.
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