Existem muitas razões para nos sentirmos energeticamente esgotados, sejam pessoas, situações ou mesmo atitudes e decisões que tomamos sem pensar nas consequências...
Estamos tão focados nas coisas banais que nem percebemos que estamos a cair em armadilhas que nos deixam vazios.
Tomar distância do que não é necessário, ajuda a melhorar a nossa saúde em todos os níveis. A dificuldade está em ter consciência do que é prejudicial e do que nos oferece estabilidade.
Para ajudar a guiar as pessoas rumo a um equilíbrio, o actual Dalai Lama, Tenzin Gyatso, enumerou o que chama de "Os 10 Ladrões da Energia". Aprenda a reconhecê-los:
1. Afaste-se de pessoas tóxicas
"Deixe ir as pessoas que somente chegam para compartilhar queixas, problemas, histórias desastrosas, medos e julgamentos dos outros. Se alguém procura uma lixeira para deixar o seu lixo, não deixe que seja a sua mente."
Estas pessoas são como vampiros que sugam toda a energia que estiver ao seu redor até deixá-lo fraco e sem forças.
As pessoas tóxicas normalmente são aquelas que passam a vida a reclamar sobre tudo e nunca conseguem ver qualquer positivismo nas situações.
Desligue-se de todas estas pessoas que o afastam da sua essência e não deixe que ninguém o arraste nas suas tempestades.
2. Pague a quem deve
"Pague as suas contas a tempo. Ao mesmo tempo, cobre a quem lhe deve ou escolha deixá-lo ir se já for impossível cobrar."
Honrar os compromissos assumidos e evitar aqueles que não pode cumprir.
As dívidas acabam com a tranquilidade. Dever a alguém é desgastante e, sem perceber, estará a "pagar" também com a própria energia.
3. Cumprir as promessas
"Se não cumpriu as suas promessas, pergunte-se por que tem resistência. Tem sempre o direito a mudar de opinião, a desculpar-se, a compensar, a renegociar e a oferecer alternativa ante uma promessa não cumprida. A forma mais fácil de evitar o não cumprimento com algo que não quer fazer, é dizer NÃO desde o princípio."
Uma das qualidades mais valorizadas: ter palavra. Ter palavra reflecte boas intenções e consideração pelo outro.
Não cumprir uma promessa é uma das causas que mais contribui para a quebra da energia. Por isso, não prometa algo que não poderá cumprir. Por outro lado, cumprindo as promessas, será reabastecido com um sentimento de satisfação que, consequentemente, aumentará a sua energia positiva.
4. Dedique o seu tempo a fazer algo que goste
"Elimine o que for possível e delegue aquelas tarefas que prefere não fazer e dedique o seu tempo a fazer as coisas que gosta."
Não delegar aquilo a que tem aversão, e que até pode passar à frente, significa encher a sua vida com uma negatividade desnecessária.
Por vezes, simplesmente, não estamos em condições de realizar uma tarefa e podemos delegá-la a outra pessoa mais qualificada para o fazer e com mais vontade de a completar que nós. Abraçar outra actividade enquadrada nos gostos pessoais garantem um equilíbrio positiva.
5. Descansar e agir
"Permita-se descansar se estiver num momento em que necessita e permita-se agir se estiver num momento de oportunidade."
Saber quando deve parar e descansar é essencial para garantir que as suas energias não se esgotam. Conheça o seu ritmo. Se tiver dificuldade em encontrar a resposta que procura, pare e relaxe! Se não fizer isso quando mais precisa irá perder as suas forças e cometer irresponsabilidade que vão acabar em arrependimento.
6. Arrumar e reorganizar
"Tire, arrume e organize, nada te toma mais energia do que um espaço desordenado e cheio de coisas do passado que já não precisa."
Um espaço desorganizado faz-nos sentir desorientados e desanimados. Dalai Lama é claro no que diz, há que pôr ordem na confusão e não apenas no plano material.
7. Cuide da sua saúde
"Dê prioridade à sua saúde. Sem a maquinaria do seu corpo a trabalhar ao máximo, não pode fazer muito. Tire alguns momentos para descansar."
É essencial dedicar tempo a relaxar, a praticar um desporto e a fazer uma alimentação saudável. Pouco vale ter muito trabalho, dinheiro e património se não somos capazes de cuidar do que nos sustenta: o nosso corpo.
8. Enfrente as situações
"Enfrente as situações tóxicas que está a tolerar, desde resgatar um amigo ou um familiar, até tolerar acções negativas de um companheiro ou grupo. Tome a acção necessária."
Todos enfrentamos situações tóxicas ao longo da vida. O que importa é não nos deixarmos dominar por elas!
As situações difíceis ajudam-nos a criar estratégias se assumirmos o controlo e tentarmos resolvê-las. Adiá-as ou ignorá-las, só vai gerar stress e dificultar a estabilidade.
9. Aceitar
"Aceite. Não é resignação, mas nada lhe faz perder mais energia do que resistir e combater contra uma situação que não pode mudar."
Aceitar que há situações que não podemos mudar é uma passo no sentido de conquistarmos o nosso bem-estar emocional.
10. Perdoar
"Perdoe. Deixe ir uma situação que esteja a causar dor. Pode sempre escolher deixar a dor ir embora."
O mais certo é a vida colocar-nos à prova, por isso é tão importante não alimentarmos rancores que só vão deteriorar-nos aos poucos.
Guardar mágoa é humano, mas perdoar também o é e é libertador.
Espero que tenha gostado das dicas de hoje, e se você tem uma empresa, um escritório ou se você é um profissional da área da saúde e quer mais resultados nas redes sociais, quer melhorar a gestão do seu negócio, quer vender mais ou quer simplesmente aprender mais sobre Empreendedorismo, Gestão, Marketing Digital, Branding e Organização Pessoal, tanto aqui no meu blog quanto no meu instagram e no meu canal do YouTube eu posto todos os dias alguma dica bem bacana como essa que você acabou de ler.
Mas se você não encontrar o que deseja, pode me mandar uma mensagem clicando aqui que eu farei questão de produzir um texto e um vídeo bem bacana para te ajudar.
Comments